AGENDA
Património »» Por ÂNGELO TEIXEIRA MARQUES
(Jornal Público)

Domingo, 14 de Setembro de 2003

A Associação "Vento Norte", com sede em Vila Nova de Famalicão, vai desafiar a autarquia local, a da Póvoa de Varzim e a Refer a retomarem o diálogo no sentido da transformação do desactivado canal ferroviário existente entre as duas cidades, numa "eco-via".

A ideia já não é nova, admitiu Filinto Trigo, presidente da Associação, mas deve ser concretizada "o mais rapidamente possível" já que a degradação do canal está a suceder a um ritmo veloz. Nesse sentido, a instituição vai promover, nos dias 20 e 21, passeios de bicicleta para "sensibilizar" o poder político e a Refer para a adesão das populações a esta forma de locomoção. "Não queremos entrar em polémica, mas alertar o poder para incluir nos seus planos de trabalho as obras do canal", sustentou Filinto Trigo que convidou representantes das duas Câmaras e da Rede Ferroviária Nacional a participarem nos passeios.

Estes serão também uma forma da "Vento Norte" se associar às comemorações do dia Europeu Sem Carros que é assinalado no próximo dia 22. Famalicão não integra o lote dos municípios aderentes à iniciativa que, em Portugal, é coordenada pelo ministério das Cidades, Ambiente e Ordenamento do Território. Mas Filipe Trigo desmentiu que a Associação Vento Norte esteja, com os passeios, a substituir-se à edilidade que, ao que sabe, no dia 21 (na véspera do dia Europeu Sem Carros) até vai proibir a circulação automóvel em algumas zonas da cidade.

Rui Amaral Bastos, da secção de Cicloturismo e Bicicletas Todo-o-Terreno da Associação, explicou que, em cada um dos dois dias, haverá três passeios, com o mesmo horário e grau de dificuldade. A meio da manhã, decorrerá um passeio-convívio dedicado às "famílias e amigos", para mostrar "os poderes de relaxamento e anti-stress" que estão associados ao "andar de bicicleta".

À tarde, cerca das 16h00, o passeio será dedicado às crianças com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Ao longo de uma hora, os mais novos vão experimentar as sensações de pedalar em terra e no asfalto. Finalmente ás 17H30, quem faz desporto com regularidade, terá oportunidade de participar numa prova de introdução aos passeios de bicicletas todo-o-terreno. As concentrações e inscrições dos interessados decorrerão sempre no mesmo local- antigo campo da feira- onde, por essa altura, estará em marcha a Feira do Associativismo e Juventude